Gestão de Energia

Porque Implantar um Sistema de Gestão de Energia em Sua Empresa?

Assim como uma empresa considera a Qualidade de seus Produtos e Serviços como parte integrante de suas operações, acreditamos que somente o mesmo tipo de abordagem pode trazer os melhores resultados também quando tratamos de Eficiência de Energia.

A Eficiência de Energia, assim como o tema Qualidade de Serviços e Produtos, tem que ser incorporada como uma mudança de cultura, comportamento e processos -não apenas como substituições pontuais de sistemas e equipamentos.

 

É necessário a implementação para os colaboradores da empresa de um novo sistema de trabalho que incorpore novas rotinas de monitoramento, de análise e de tomada de decisão com uma visão dedicada para a Eficiência de Energia- ou seja, a implantação de um Sistema de Gestão de Energia.

E assim como a implementação de um sistema de Gestão da Qualidade está definida na ISO9001, o sistema de gestão de energia para Eficiência de Energia está definida na ISO50001.

Benefícios da Implantação de Um Sistema de Gestão de Energia

Um sistema de gestão de energia envolve a implementação de uma abordagem sistemática à eficiência energética e é bastante superior às abordagens ad hoc ou tradicionais baseadas em projetos para melhorar o desempenho energético (troca de leds, ar-condicionado, motores, etc). 

Normalmente, os sistemas de gestão de energia combinam as melhores práticas em gerenciamento de projetos, monitoramento de energia e percepção de energia, juntamente com uma política energética que governa a abordagem de uma organização em relação ao uso e desempenho de energia. 

 

 

Isso beneficia uma organização, permitindo economias significativas de energia que são persistentes, pois o pessoal da organização deve monitorar continuamente o uso de energia e resolver anomalias ou incidentes que causam desperdício de energia. 

As organizações que decidem adotar a ISO 50001 desenvolverão um tipo especial de sistema de gestão de energia (SGE) que não apenas gera esses benefícios, mas também gera ganhos adicionais de forma continuada para a organização.

A ISO 50001 se tornou o padrão internacionalmente reconhecido para a implementação de um sistema de gestão de energia, com economia comprovada de energia e custos.

Como Implementar um Sistema de Gestão de Energia em minha Empresa?

Então é  obrigatório o emprego de toda a Norma ISO50001 para se ter um Sistema de Gestão de Energia funcionando na minha Empresa?

A menos que sua Empresa esteja querendo se certificar na Norma, a resposta é não.

A ENGEPOLI juntamente com membros de sua Equipe de Energia podem definir um modelo simplificado da Norma ISO50001 que se adapte melhor ao tamanho e momento de sua Empresa.

Mesmo que sendo somente um modelo mais simplificado de Gestão de Energia em relação a Norma ISO50001, a Empresa alcançará melhores resultados  na implementação de projetos de Eficiência de Energia do que  não  possuindo nenhuma estrutura organizada para cuidar da energia  ( gestão de energia) na sua Empresa.

Como trabalhamos sempre baseados na ISO50001, o modelo poderá ser utilizado como uma base na direção de uma implantação completa da norma, caso no futuro haja interesse da Empresa numa certificação.

 

Como Dar o Primeiro Passo para Implementar a Eficiência de Energia em Minha Empresa?

O primeiro passo é fazer um Diagnóstico Energético na Empresa ou partes dela ( setores , processos ou equipamentos)

O Diagnóstico Energético compreenderá uma análise detalhada do desempenho energético das cargas elétricas e será baseado na medição e observação do uso de energia, eficiência e consumo de energia.

O Diagnóstico Energético será planejado e conduzido como parte da identificação e priorização de oportunidades para melhorar o desempenho energético, reduzir o desperdício de energia e obter benefícios ambientais relacionados.

Os resultados do diagnóstico serão fornecidos na forma de um Relatório Final ,e incluirão informações sobre o uso e desempenho atuais e fornecerá recomendações classificadas para melhoria em termos de desempenho energético e benefícios financeiros.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais como podemos ajudar a mudar a relação de sua Empresa com a Energia.

Tenha mais controle sobre  o consumo de energia e economize!